ITA

Novo Reitor do ITA é nomeado pelo Comandante da Aeronáutica

Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi assumirá o cargo pelos próximos quatro anos
Publicada em: 08/12/2023 19:17
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea

Foi divulgado nesta quinta-feira, 7 de dezembro, pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o nome do novo Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que irá atuar durante o quadriênio de 2024-2027. 

O Engenheiro Aeronáutico Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi foi o escolhido pelo Comandante da Aeronáutica, a partir de uma lista tríplice apresentada por uma Comissão de Alto Nível, presidida pelo Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar. Esta Comissão, composta por cinco membros com renomada reputação e experiência em ensino universitário ou pesquisa, foi designada pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e teve como missão conduzir todo o processo seletivo de escolha do novo Reitor do ITA.

O anúncio do cargo aconteceu por meio de uma carta assinada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno em que ele enaltece a relevância do ITA. "Esta é Instituição de ensino de excelência, reconhecida por sua herança em Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial”. “Que esta nova fase seja mais um vibrante capítulo no pioneirismo histórico do ITA, representando não apenas o 'esforço sinérgico' de todos em prol dessa egrégia Instituição, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que sempre farão parte dessa magnífica jornada de incentivo educacional de alto nível no nosso país”, completou.

O atual Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, que encerra o mandato após dois períodos que totalizaram sete anos à frente do Instituto, parabenizou o escolhido. “Tenho a confiança que nessa nova etapa a educação de qualidade, a busca por inovação e a continuidade dos excelentes relacionamentos com o governo e a indústria se manterão com os pilares de sustentação que guiarão as decisões dessa que é uma das principais instituições de ensino do país”, disse.

O Novo Reitor

Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi é bacharel em Engenharia Aeronáutica pelo ITA da Turma de 1982, pós-graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), Mestre em Tecnologia e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Em seu Currículo Lattes define seu histórico profissional como sendo “desenvolvido em importantes empresas e instituições nacionais, como Engenheiro, Executivo, Docente e Pesquisador, nos segmentos de Aviação; Tecnologia da Informação e Comunicações; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Governamental; e Saúde, Pública e Privada (Hospitais e Operadoras de Planos de Saúde)”. Também acrescenta que a “principal área de interesse e conhecimento é Administração, em âmbito Executivo, Consultivo e Estratégico (Conselhos de Administração)”.

Foto: Governo Estadual do Paraná